top of page

UNASUS INTENSIFICA OFENSIVA CONTRA O ENFRAQUECIMENTO DA AUDITORIA DO SUS

  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

O UNASUS Sindical irá intensificar no ano de 2026 a pressão junto à gestão do Ministério da Saúde (MS) e Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) pela resolução definitiva do problema histórico da falta de carreira e cargo de Auditor Federal do SUS.

Nessa quinta-feira, dia 19 de fevereiro de 2026, foram protocolados ofícios direcionados ao Ministro da Saúde Alexandre Padilha, ao Secretário Executivo Adriano Massuda e à Chefe de Gabinete Eliane Cruz (ANEXO).

Nesses documentos, foi reiterada a cobrança de compromisso formal do Ministério da Saúde na busca de construção de diálogos junto ao MGI para que possa avançar em uma solução definitiva.

É necessário que seja reconhecido que medidas paliativas de recomposição de pessoal por processo seletivo interno não substituem a necessidade de uma solução estrutural para o DENASUS/MS, devendo a sua estruturação funcional ser analisada como instrumento essencial de fortalecimento do controle do SUS, da boa governança administrativa e da proteção dos recursos públicos, e não como mera demanda setorial ou corporativa. O fortalecimento institucional da auditoria do SUS atende ao interesse público primário, à boa governança administrativa e à concretização do direito constitucional à saúde.

Reforçamos a necessidade urgente de avançar no diálogo construtivo de criação do cargo específico de Auditor do componente federal de auditoria do SUS, na estruturação de uma carreira e na melhoria da GDASUS.

Infelizmente, enfrentamos um cenário de estagnação, pois nenhuma das alternativas discutidas em reuniões anteriores no Ministério da Saúde para fortalecimento da auditoria do SUS tem avançado. Essa paralisia preocupa a categoria e ignora alertas do STF e do TCU sobre a fragilidade estrutural da auditoria, que compromete a transparência e fiscalização de BILHÕES de reais em dinheiro público da saúde.

Somente a vontade e diálogos direto da alta gestão do MS junto ao MGI irá destravar as negociações em busca do devido fortalecimento da auditoria do SUS.

Continuaremos firmes na luta pela valorização da nossa categoria e pela proteção dos recursos da saúde pública.


 
 
 

Comentários


bottom of page