PF investiga fraude milionária no Farmácia Popular: a força da Auditoria e a urgência de uma carreira dedicada ao fortalecimento do SUS.
- unasussaude
- 7 de ago.
- 2 min de leitura

De acordo com reportagem do Jornal Gazeta ESTV 1ª Edição, no dia 6/8/2025, a Polícia Federal em uma operação recente no estado do Espírito Santo revelou um esquema de fraude milionária no Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), com vendas falsas de medicamentos que causaram um prejuízo incalculável aos cofres públicos e, principalmente, à saúde da população.
É fundamental destacar que a Operação “Tarja Preta”, como foi denominada essa ação, é resultado direto de uma atividade de auditoria realizada pelo Serviço Nacional de Auditoria do SUS no Espírito Santo (SEAUD/ES) do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DenaSUS) do Ministério da Saúde. Isso comprova a relevância estratégica da auditoria como ferramenta de controle, fiscalização e combate ao desperdício de recursos públicos dentro do nosso sistema de saúde.
O caso do Farmácia Popular no Espírito Santo é um lembrete claro: fraudes como essa desviam recursos que deveriam garantir o acesso a medicamentos essenciais para quem mais precisa. Para fortalecer o SUS e assegurar que ele cumpra sua missão de oferecer serviços públicos de saúde de qualidade e de forma tempestiva para todos os brasileiros e brasileiras, é indiscutível que a auditoria precisa ser fortalecida e valorizada. Para isso, é urgente a criação de uma carreira específica de auditor federal do SUS.
Atualmente, a auditoria é realizada por profissionais com diversas áreas técnicas de formação e enfrenta problemas graves de falta de estrutura nos estados, o que dificulta a realização das ações necessárias para enfrentar a complexidade das fraudes no setor da saúde.
O fortalecimento da auditoria do SUS não é apenas uma questão de combate ao desperdício de recursos públicos, é um investimento direto na qualidade e na sustentabilidade do nosso sistema público de saúde. Ao garantir que cada centavo seja bem aplicado, asseguramos que os brasileiros tenham acesso aos serviços e medicamentos que merecem. É hora de o Governo Federal reconhecer a auditoria como um pilar essencial do SUS e agir para fortalecer essa área essencial.




Comentários