top of page

Escândalos na Saúde e o "Elo Mais Fraco": Por que a Auditoria Federal do SUS precisa de socorro urgente?

Segundo a reportagem tirada do site folha da Paraíba, de 27 de janeiro de 2026, a megaoperação deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (27), que investiga desvios de recursos e fraudes em licitações na saúde do Rio Grande do Norte — inclusive com mandados de busca contra o prefeito de Mossoró, traz à tona uma realidade alarmante: o dinheiro público destinado a salvar vidas continua sendo alvo de esquemas criminosos.

Segundo a investigação, baseada em auditorias, o esquema envolvia sobrepreço e materiais pagos que nunca foram entregues. Mas fica a pergunta do UNASUS Sindical: onde está o fortalecimento do braço fiscalizador oficial do Ministério da Saúde para evitar que isso chegue a esse ponto?

Recentemente, o UNASUS Sindical enviou novamente ofícios aos ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), alertando justamente para o "abandono institucional" da auditoria federal do SUS. É inadmissível que, enquanto esquemas interestaduais de corrupção se sofisticam, o Componente Federal do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) siga sem cargo ou carreira específica, o que enfraquece a estrutura de controle e a autonomia dos auditores; dependendo de processos seletivos internos, que se tornam medidas paliativas que não resolvem a falta de um quadro de carreira com servidores concursados e valorizados; com promessas não cumpridas, alternativas como a melhoria da GDASUS e a criação de cargo e carreira própria seguem travadas no Governo Federal.

Casos como esse no Rio Grande do Norte provam que a fiscalização não pode ser o "elo mais fraco" da corrente. Não se faz gestão eficiente da saúde pública sem auditores valorizados e protegidos por uma carreira e estrutura sólida.

É perceptível que há uma diminuição de auditores e da fiscalização e atuação do Departamento Nacional de Auditoria do SUS do Ministério da Saúde (DenaSUS/MS).

O UNASUS Sindical reitera: a estruturação da carreira/cargo e a realização de concurso público não são apenas pautas da categoria, são garantias para que o dinheiro do SUS chegue ao cidadão, garantindo que a saúde pública cumpra seu papel social com ética e responsabilidade.

 


 
 
 

Comentários


bottom of page