Segundo o secretário da Saúde de Vacaria, Silvandro Porto da Fonseca, o consultório é fruto de uma parceria intermediada pelo Hospital São João Batista de Nova Prata. A sala foi disponibilizada pelo Poder Executivo, enquanto os equipamentos e os profissionais são cedidos pela equipe que já atua na clínica, dentro do hospital.
Com a oferta local do serviço, os moradores não precisarão mais enfrentar cerca de duas horas de viagem até o município vizinho. No consultório, serão oferecidas, em datas pré-agendadas, consultas de avaliação, pré e pós-operatório na especialidade.
—Geralmente são pessoas mais de idade, que tem catarata bem avançada e precisam passar pelo atendimento. Eram cerca de 10 viagens por mês, com 200 pessoas, porque cada paciente pode levar um acompanhante. A gente economiza e dá mais comodidade para os moradores —explica o titular da pasta.
Hoje, a demanda, conforme Fonseca, é de 100 a 120 atendimentos mensais, o que representa a especialidade com maior procura na cidade. As cirurgias oftalmológicas, contudo, continuarão a ser realizadas em Nova Prata.
No sábado, os interessados já puderam fazer o pré-agendamento de consulta para março, quando a equipe de profissionais retorna a Vacaria para fazer os atendimentos. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone (54) 3231-5430, de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.