Unasus Sindical realiza reunião presencial com a sua diretoria em Brasilia

A Diretoria Executiva da Unasus Sindical realizou, no dia 30 de Março, a primeira reunião presencial do ano. O objetivo do encontro foi analisar a atual conjuntura (local e nacional) e definir prioridades no plano de trabalho do Sindicato este ano, com base nas demandas da categoria.
Coordenada pelo presidente da Unasus Sindical, José Wagner Queiroz, a reunião teve como ponto de partida logo no inicio da manhã, a proposta a criação dos grupos de trabalhos, visando otimizar os trabalhos da diretoria, os quais iriam tratar sobre a reformulação do estatuto e do regimento interno; projeto de autarquização com agendamento de visita aos parlamentares do Congresso Nacional e por fim os temas a serem tratados com o Diretor do DENASUS.
Dentro das pautas, Foi realizada uma visita ao congresso nacional para tratar sobre a Frente Parlamentar Mista e o projeto de autarquização com visita a senadores e deputados.
Durante a a tarde foi realizada uma reunião com o Diretor do DENASUS, na qual foi tratado os seguintes assuntos:
-Atual cenário do Denasus e as dificuldades encontradas de acordo com a direção;.
-As atividades a serem desenvolvidas no pós-pandemia e o futuro do Sistema Nacional de Auditoria (SNA).
-Projeto de Autarquização do DENASUS seus avanços e perspectivas
-Dificuldades na implantação do Teletrabalho no âmbito do Denasus.
O Diretor do Denasus Claudio Azevedo iniciou cumprimentando a todos presentes na reunião, e posteriormente arguiu sobre todos os enfrentamentos que a atual direção vem realizando desde o início da sua gestão, em abril de 2019. Em seguida, falou das dificuldades encontradas no recrutamento e seleção de novos servidores, principalmente devido a força de trabalho do Ministério da Saúde (MS), em algumas regiões do pais está bem reduzida.
As parcerias que o DENASUS vem realizando em relação ao novo sistema de informação do departamento, e seus respectivos avanços com a unificação e interoperabilidade das informações, facilitando a consulta diversas bases em um só local em conjunto com a Universidade de Brasília (UNB).
O Diretor Claudio Azevedo Costa ainda pontuou que houve avanços significativos no desenvolvimento do novo sistema e talvez será possível a entrega de parte do sistema no 2° semestre de 2022 e relatou que áreas como o Programa Farmácia Popular do Brasil e a Oncologia área da Média Alta Complexidade estão em fase adiantada quanto aos novos processos de trabalho a serem implementados, com a criação de grupos técnicos cuja finalidade é desenvolver os novos protocolos a serem adotados no âmbito do DENASUS.
Em relação ao Projeto de Autarquização do DENASUS foi informado que o projeto está caminhando progressivamente, o qual foi avaliado pela Coordenação de Inovação de Processos e Estrutura Organizacionais (CODIPE/SAA/SE/MS), e foi apresentada uma série de ações corretivas para que o projeto possa atender em sua plenitude a legislação vigente. Por fim a equipe técnica do Departamento está tratando de realizar todas as correções solicitadas, bem como respondendo todas as dúvidas que a CODIPE/SAA/SE/MS pontuou, sendo que o Projeto de Autarquização atualmente se encontra no CONJUR, para manifestação técnica e análise quanto a complexidade e especificidade da legislação do Sistema Único de saúde (SUS).
Quanto a composição do Sistema Nacional de Auditoria (SNA), Claudio Azevedo Costa ressaltou a importância do Sistema e informou que mesmo com o novo Projeto de Autarquização do DENASUS o SNA continuará funcionando com a mesma composição, com a integração do SNA Federal, SNA Estadual e SNA Municipal, sendo o DENASUS o órgão coordenador e central do Sistema. Por fim, informou que a Autarquização do DENASUS fortalecerá o SNA, já que a tendência nos estados e municípios é ocorrer uma padronização e uniformização nos moldes do componente central que é o DENASUS.
Em relação à implementação do Programa de Gestão do Trabalho (PGT) no Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS/MS), o Diretor pontuou que é necessária uma ferramenta de mensuração adequada, considerando as atividades que são realizadas, sua complexidade e responsabilidade nas entregas. Tratou da importância de infraestrutura adequada para o desenvolvimento das atividades pelos servidores na modalidade de teletrabalho. Ressaltou que será necessário adequação do Departamento, tendo em vista que o DENASUS não possui um sistema informatizado para acompanhamento e controle do cumprimento de metas e alcance dos resultados do PGT.

A Direção da UNASUS Sindical propôs a criação de um instrumento de pesquisa, em âmbito nacional, com a participação de todos os servidores do DENASUS, visando a elaboração de um diagnóstico situacional.

Este instrumento proposto pela UNASUS Sindical visa quantificar a força de trabalho apta a desenvolver a modalidade de teletrabalho, e mensurar a infraestrutura operacional que cada servidor do DENASUS dispõe para realizar de modo satisfatório esta atividade de forma remota. Pretende-se, como produto desta pesquisa, fornecer indicadores e parâmetros quantificados para tomada de decisão, um panorama da situação de trabalho, e a partir dos dados coletados propor ações para implementar o PGT no âmbito do Departamento.No encerramento o Diretor Claudio Azevedo Costa agradeceu a Diretoria da UNASUS pelo convite e se colocou à disposição da para quaisquer esclarecimento e tratativas junto ao Departamento. Já o Presidente José Wagner em nome da UNASUS Sindical agradeceu a presença do Diretor na sede sindicato e enfatizou da importância dos esclarecimentos realizados pela Direção do DENASUS junto a Diretoria do Sindicato.

Em seguida, a Diretoria de Relações Sociais, Públicas e de Comunicação realizou uma exposição através do representante da empresa TV WEB, que é a contratada da Unasus para o desenvolvimento de ações de comunicação, expor os motivos para a direção da entidade no tocante a aquisição de um APLICATIVO que será uma ótima ferramenta de comunicação visando a modernização da comunicação do sindicato com seus sindicalizados, proporcionando mais otimização, interatividade, celeridade, rapidez nas solicitações, manifestações, reclamações, prestações de serviços, transparência com os canais de comunicação da UNASUS Sindical.
O jornalista Valdir Borges, diretor da TV WEB enviará para conhecimento da entidade uma sugestão de descritivo com os ícones que constarão no aplicativo e um layout da programação visual.
Na Quinta-Feira dia 31/03/2022, no período matutino, a equipe ta TV WEB realizou gravações de depoimentos com os diretores em alusão ao aniversário de 25 anos da UNASUS, o qual se estendeu a todos diretores e chefes do SEAUD´s que quiseram gravar uma mensagem ao Sindicato.
No período da tarde o Presidente e a Vice da UNASUS abriram os trabalhos da reunião de chefias na Fiocruz, prestaram informações referente a todo trabalho desenvolvidos pelo sindicato e suas respectivas propostas e pactuações a serem realizadas pela atual diretoria no triênio 2022-2024.

Na Sexta-Feira, dia 01/03/2022 , foram efetivadas as tratativas dos grupos referentes as propostas de alterações do regimento interno e do estatuto encaminhadas ao Diretor Jurídico Franscisco Nazareno nomedo coordenador do grupo.

No Sábado, comemorando o encerramento dos trabalhos, foi realizada uma confraternização na casa do colega Jozimar com a ilustre presença da precursora do projeto do SNA a senhora Nadgila.