SUS ganha nova rede de atendimento para atenção materna e infantil
Medida do Ministério da Saúde traz fortalecimento das maternidades e a criação dos ambulatórios de assistência à gestantes com alto risco
© Fornecido por RedeTV! Foto: Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde lançou, nesta quarta-feira (23), a nova Rede de Atenção Materna e Infantil (Rami) do Sistema Único de Saúde (SUS).
A medida visa o aumento do investimento financeiro anual da saúde da mulher e da criança, além do aprimoramento das maternidades e a criação de ambulatórios de assistência à gestantes com alto risco de complicações.
“Vamos mudar a história da saúde pública do Brasil por meio da Atenção Primária. Vamos investir em centros que tenham condições de atender às mães da maneira que a ciência recomenda”, destacou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
De acordo com a pasta, a maioria das situações de risco durante a gravidez podem ser diagnosticadas e tratadas precocemente.
O secretário da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps), Raphael Câmara, disse durante o evento de lançamento que “a mortalidade materna cai com uma boa assistência, profissionais qualificados, boa ambiência e maternidades equipadas”.
A meta da Agenda Global 2030 em relação à mortalidade materna e infantil é ter igual ou menos de 30 mortes de gestantes por 100 mil nascidos vivos e, segundo o ministério, a ampliação da Rede de Atenção para este publico já é considerado um grande passo para chegar ao objetivo.