“Se não fosse o SUS…”: Filme do Conselho Nacional de Saúde (CNS) tem estréia nesta quinta-feira (27), em seu Facebook e canal no Youtube

O documentário “Se não fosse o SUS…” é uma produção do Conselho Nacional de Saúde (CNS) que aborda o controle social e a saúde pública no enfrentamento à pandemia no Brasil. O lançamento será virtual e gratuito, nesta quinta-feira (27), às 21h, através do Facebook e Youtube do CNS.

Segundo o CNS, o documentário registra e analisa a crise sanitária a partir de cenas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e territórios, com testemunhos de trabalhadores, usuários e integrantes de conselhos de Saúde.

Com roteiro e direção de Guilherme Castro, que também assina o documentário “SUS, em defesa da vida” e a websérie “Travessia: Covid-19 e os movimentos sociais populares”, o material reúne uma série de entrevistas com autoridades, especialistas e ativistas, sendo um registro histórico da importante atuação do CNS e da Rede Conselhos na maior crise sanitária brasileira dos últimos tempos.

O Conselho recorda que o filme também mostra como o negacionismo e a falta de ação e coordenação central seguem provocando o adoecimento e a perda de vidas, enquanto a pandemia ainda causa grande sofrimento à população. Ao mesmo tempo, revela a abrangência, a estrutura e a necessidade de defesa do modelo de saúde pública universal do Sistema Único de Saúde (SUS).

As diretoras da UNASUS Sindical, Eliane Cunha, que representa a entidade no CNS, e Graça Fantonelli, que participou das entrevistas com os representantes dos Conselhos Estaduais, fizeram parte do processo. “Me senti muito honrada por ter sido indicada pelo Conselho Estadual de Saúde do Paraná e pela Comissão de Comunicação e Educação Permanente para o Controle Social do CES/PR para participar deste projeto, e representar o Controle Social no estado”, relata Graça Fantonelli.

O CNS reforça também que o controle social no SUS é a garantia da manutenção e do aperfeiçoamento das políticas públicas.