Nota de Esclarecimento e denúncia de possível utilização indevida do Sindicato
Assunto: e-mail da autointitulada “União Saúde – uniaoservidoressaude@gmail.com” que trata sobre “Ilegalidade no âmbito do Denasus – IN 90 – crime de responsabilidade”
Diante do teor contido na mensagem de e-mail, oriunda da autointitulada “União Saúde – uniaoservidoressaude@gmail.com” e recebida por todos os servidores em atividade no DENASUS e suas regionais, onde no teor da redação gera um entendimento de que o Sindicato (Unasus) teria recebido uma demanda dos servidores sobre o assunto, contendo
orientações supostamente feitas por este Sindicato aos servidores de como proceder sobre tal ilegalidade, temos a informar/declarar:
A UNASUS Sindical só tomou conhecimento do teor de tal documento/manifestação ao receber cópia do documento, na data de ontem, dia 19 de Outubro de 2021.
- Esta Entidade Sindical DESCONHECE e sequer tem ou teve qualquer contato formal, informal, pessoal e ou telefônico com qualquer pessoa que represente oficial e legalmente tal entidade/instituição.
- É totalmente infundada e sem respaldo a acusação contida no documento contra esta Entidade Sindical. Ressalta-se que a UNASUS Sindical não recebeu qualquer solicitação de filiados para pronunciamento, acerca do conteúdo relativo à denúncia de irregularidade cometidas pelo Denasus quanto à IN-90 e sobre orientações da COGEP sobre o retorno presencial dos servidores às atividades no Ministério da Saúde.
- Este Sindicato, que representa os servidores que atuam em atividade de Auditoria, sempre pautou sua atuação e conduta no diálogo e negociação dos interesses da categoria, de forma transparente, honesta e em obediência à lei e aos princípios que regem o efetivo exercício da Democracia. A UNASUS Sindical nunca se escondeu ou divulgou inverdades, como sequer acolheu qualquer tentativa de desempenhar seu papel. Ela utiliza meios eletrônicos amplamente divulgados entre seus filiados para divulgar sua atuação.
- Este Sindicato está tomando as devidas providências para apurar a responsabilidade pela emissão do referido e-mail enviando a denúncia de possível utilização indevida da Entidade para a Polícia Federal, Ministério Público e demais órgãos competentes.
- Sobre o assunto em pauta após conhecimento já foi levado à Direção do Denasus para buscar uma solução para os servidores que se encontram nas condições dispostas na IN-90 e que não estão em trabalho remoto, como também, solicitamos reunião com a Coordenação responsável no Ministério da Saúde pela emissão do parecer, objetivando a agilização de resposta aos servidores do Denasus.Assim, vimos manifestar à todos nossos filiados e a quem interessar possa o VEEMENTE REPÚDIO à acusação feita e ao íntegro teor do e-mail já referido.
Deixamos claro aos nossos filiados que nossa vocação é atuar com transparência e lisura diante da verdade dos fatos e assim continuaremos a agir.
Brasília, 19 de outubro de 2021.
Solimar Vieira da Silva Mendes
Presidente da Unasus Sindical
-